Aluna do Colégio Universitário USCS é destaque na olimpíada escolar Gymnasiade

por Ana Paula Lazari

No final do mês de março de 2022, a estudante do Colégio universitário USCS, Ana Beatriz Botton, foi destaque na Gymnasiade, evento poliesportivo mundial que acontece a cada dois anos, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE),  sendo considerada uma olimpíada escolar. Neste ano, a competição, que chega a reunir mais de 100 países por edição, teve início em 8/3, em Aracaju-SE. O Brasil é o único país do mundo a ficar entre os três primeiros colocados nas últimas edições, realizadas em Brasília-DF (2013), Turquia (2016) e Marrocos (2018). 

Veja abaixo o depoimento da aluna e fotos de sua participação:

“Meu nome é Ana Beatriz Botton, tenho 16 anos, e sou atleta de natação do Sport Clube Corinthians.
Nos dias 29 a 30 de março, aconteceu a seletiva nacional do Gymnasiades na cidade de Aracaju, sendo a seletiva para o campeonato mundial escolar.
No dia 29 de março nadei a eliminatória dos 400 metros livre pela manhã, onde obtive o melhor tempo para a final Prata que aconteceria no mesmo dia a noite, onde consegui a vitória, obtendo a primeira colocação da serie Prata. Na quarta-feira, dia 30, nadei a eliminatória dos 400 medley pela manhã, e consegui obter o 4º melhor tempo, que garantiu a vaga para a grande final Ouro a noite. Nesta prova eu conquistei a medalha de bronze com o 3 lugar na final Ouro.
Eu participo regularmente de campeonatos estaduais, regionais e nacionais, onde eu represento o Sport Club Corinthians Paulista.
Nado desde os meus 7 anos, pois minha mãe sempre incentivou a prática esportiva, inclusive meu irmão fez parte da equipe de natação do Serc São Caetano.
No começo confesso que não gostava muito de nadar, chorava para entrar na água e também fazia muitos outros esportes, mas conforme fui crescendo continuei nadando e comecei nos treinamentos, e competindo com os mais velhos, e acredito que ai comecei a criar dentro de mim o amor pela natação. Na metade de 2018 decidi fazer uma grande mudança na minha vida que foi trocar de clube, sai do clube onde praticamente “nasci” e decidi tentar algo maior no Corinthians.
Foi uma grande mudança que me fez crescer e amadurecer mais. Em 2018, fui pra o meu primeiro campeonato paulista, e já consegui algumas medalhas. No meio de 2019 fui para o meu primeiro campeonato Brasileiro de categoria em Minas Gerais, onde consegui minha primeira final de campeonato brasileiro. E assim, com o passar do tempo, fui indo para outros campeonatos e conseguindo melhorar minhas marcas e meus tempos, e ganhando novas medalhas. Ano passado em 2021 consegui meu primeiro título de campeã paulista nos 800 metros livre, entre outras também, e finais de campeonato brasileiro. No fim do ano passado, participei da seletiva estadual do jogos escolares, o Jeesp, e foi aí que consegui a vaga para a seletiva nacional que foi essa semana.
Na minha visão não só a natação mas o esporte em geral tem uma grande importância para ensinar o trabalho em equipe, mesmo que o esporte seja individual, a disciplina, e também ajuda na saúde claro.
Gostaria de agradecer a minha família que sempre me incentiva, a todos os professores e diretores da escola, que me inscreveram na competição, aos meus colegas também, pois mesmo eu estando longe me ligavam a todo momento querendo saber de tudo que estava acontecendo lá, e a vocês pela oportunidade de estar contando um pouco da minha vida aqui!”

 

Clique aqui e confira os resultados deste ano.


Comentários